Rewind
Estava há dois dias com amigos num café quando a VH1 começa a passar nada mais nada menos que Abba… Que cena mais kitch, que pastosos, nunca na vida ocuparia o precioso espaço do meu leitor com esta música!
E no entanto, olho para a expressão deles, penso na música e de repente tudo me parece extraordinariamente naif, de um modo que já não se usa. Seria o mundo assim tão simples na altura? Porque será que já não se vêm músicos com sorrisos assim?
Talvez o mundo tenha perdido de vez a esperança num futuro brilhante. Já não se fala num mundo sem guerras, sem doenças, em que todos têm os mesmos direitos, em que os homens viajam alegremente pelo espaço.
Por outro lado tornamo-nos com certeza menos naif, mais cool… Usamos constantemente sarcasmo, figuras de estilo e citações na nossa linguagem e com tudo isso expressamos cada vez menos o que somos na realidade.
Se a linguagem molda a nossa forma de pensar, não será perigoso estarmos cada vez mais a comunicar de uma forma estilizada? Não estaremos a ficar cada vez mais induzidos a ter pensamentos “com muita pinta”?

1 Comments:
Zé, Isto começou bem.
Parabéns.
Post a Comment
<< Home