No Frost
Todos os anos, quando o Natal se aproxima me pergunto se vai nevar. Já esteve mesmo frio e já choveu, mais frio um bocadinho e...
Existe um troço mítico da linha do norte entre Granja e Espinho. O comboio viaja a 100 à hora pelo meio das dunas, junto ao mar! Todos os dias olho pela janela e todos os dias é diferente: as nuvens, a luz, as ondas, a cor do céu, do mar.
Ontem foi mesmo muito diferente, a areia estava salpicada por gelo, brilhante à luz da tarde. Não era neve mas sim granizo que tinha caído há uma hora atrás. Mesmo assim, lindo!
"Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía haveria de recordar aquela tarde remota em que o pai o levou a conhecer o gelo. Macondo era então uma aldeia de vinte casas de barro e cana, construídas na margem de um rio de águas transparentes que se precipitavam por um leito de pedras polidas, brancas e enormes como ovos pré-históricos. O mundo era tão recente que muitas coisas ainda não tinham nome e para as mencionar era preciso apontar com o dedo."
Assim começa "Cem Anos de Solidão" de Gabriel Gárcia Márquez, é impossível esquecer isto!

0 Comments:
Post a Comment
<< Home