Civ III
Ora isto acontece não só entre pessoas mas também entre civilizações como os recentes acontecimentos envolvendo caricaturas de Maomé claramente mostram. Obviamente que todos os que acreditam no profeta podem achar isto antipático, mas a verdade é que ninguém é obrigado a seguir-se pelo Alcorão, principalmente quem nele não acredita.
As posições dos Estados Unidos em relação ao mundo árabe e os inenarráveis actos de Israel, um estado racista pois não admite uma maioria de população muçulmana, levam o mundo árabe, com alguma razão, a desconfiar do ocidente e mostram a clara necessidade de um maior diálogo entre civilizações. Não podemos é estar com vergonha da nossa civilização, não a judaico-cristá, mas a secular e que se rege pelos direitos do indivíduo e não do grupo.
Os diplomatas ocidentais deviam lembrar que, quando em nome do Islão fizeram colidir aviões contra torres onde pessoas trabalhavam, quando mataram pessoas que iam a caminho do emprego em Madrid e em Londres, os ocidentais não boicotaram os produtos dos países árabes nem incendiaram embaixadas. O mundo em geral compreendeu que estes eram actos de alguns indivíduos e não uma guerra de civilizações.
Os que põe todos os ocidentais no mesmo saco mereciam o mesmo tratamento, isto é, serem acusados de terroristas. Mas a nossa civilização não se rege por alguém ser ou não simpático, merecer ou não. Faz-se de direitos e deveres. E de indivíduos, não de massas indistinguíveis de terroristas ou infiéis.

2 Comments:
Não podia estar mais de acordo.
E há algo que ainda me irrita mais, é que a cada momento que vem "a lume" mais este acto ou aquele acerca desta história ou algo relacionado, parece que cada vez menos quero saber o que que passou. Não é agradável ficarmos "apáticos" ao que se passa ao nosso redor, mas sinto que neste caso é um risco que corro!
São atitudes tão recorrentes de parte a parte, onde o respeito à condiçao e direitos humanos não impera, que é dificil reprimir o enjôo!
Mas bem, actuemos nós e os que mais proximamente nos rodeiam de forma a não violarmos os nossos príncipios e tudo será melhor!
Votos para que te continues a incomodar com estas situações! É sempre bom haver alguém assim!
helenavazao@gmail.com
Ocorreu-me escrever por causa da ideia que lanças acerca da falta de respeito recíproco que existe, em muitos aspectos, entre as pessoas. Desviando-me porém do que escreveste, ultimamente tenho reparado que uma boa parte das pessoas que nos rodeia são extremamente bisbilhoteiras. Não respeitam o espaço dos outros nem o seu silêncio. Tipo aquela coisa de quererem saber quase mais sobre nós, do que nós próprios sabemos. Pronto! É isso, não suporto gente bisbilhoteira! É só um desabafo! ;P
Post a Comment
<< Home