25 de Abril

Se há coisa que me custa a engolir é a existência de nacionalistas portugueses, os que, apesar de tudo, acham que o nosso país tem algo de superior. Claro que estas pessoas, a maioria membros de famílias ricas, estão algo confundidas. Falam dos Descobrimentos, do Vinho do Porto, do Mourinho (??!!).
Há no entanto coisas de que nos devemos orgulhar, e não são o Mourinho nem o Big Phil das bandeiras com pagodes. Uma delas é a revolução de 25 de Abril de 1974.
Há algumas décadas atrás, Portugal vivia numa ditadura. Os Portugueses derrubaram-na, num processo único no mundo. Uma revolução conhecida mundialmente pelos simbólicos cravos, estão a ver onde quero chegar… Mas não me preocupa apenas o nosso presidente, muitas mais pessoas há que não se revêem inteiramente na revolução de Abril. Muitos há, que acham que as comemorações e a Grândola e os cravos são para os de esquerda. Alguns dizem que no tempo do Salazar é que era bom. Os outros, mais discretos, queixam-se que o processo revolucionário não foi conduzido da melhor forma…
Claro que ouve percalços e nem tudo foi perfeito, mas uma revolução nunca é perfeita e ordeira, porra! ? Já viram com está o Nepal? E o Afeganistão? E o Iraque?
O que acontece é que havia muita gente favorecida pelo fascismo que ainda não superou a queda da ditadura. Não podendo afirmar que preferiam o Salazar criticam os pormenores da revolução.
Nada é a preto e branco. Nada é perfeito e imune à crítica, mas continuarmos, 32 anos depois, divididos nos festejos da revolução que nos devolveu a liberdade é o cúmulo da mesquinhez. A nossa revolução deve ser o nosso maior motivo de orgulho, independentemente de quem a realizou. No dia 25 de Abril tenho orgulho em ser português!

0 Comments:
Post a Comment
<< Home